Marketing Especializado

Descubra quais erros não cometer na hora de cuidar do seu negócio

Descubra quais erros não cometer na hora de cuidar do seu negócio

Descubra quais erros não cometer na hora de cuidar do seu negócio

Administrar um negócio próprio nunca é uma tarefa fácil, exige muito trabalho, dedicação e disciplina por parte de quem está no comando. Para te ajudar com essa tarefa vamos explicar quais os erros mais comuns dos empreendedores na hora de gerenciar o seu negócio.

Aqui vamos te mostrar quais os erros mais comuns entre os profissionais e como resolve-los para aumentar seu controle e efetivamente os resultados do seu negócio.

1. Misturar finanças pessoais com as da empresa

O erro mais comum entre os empreendedores, e muitas vezes o primeiro a ser cometido, é não separar as finanças empresais e pessoais gerando assim um desequilíbrio, tanto de dinheiro do seu negócio saindo para suprir as despesas pessoais, quanto de aportes com recursos pessoais em demasia, suprindo rombos ou investimentos.
Isso faz com que seu negócio não consiga se sustentar por muito tempo, devido a “maquiagem” das informações ou seja você nunca saberá quais os reais valores nas suas contas.
Para solucionar esse problema você deve definir muito bem quanto você vai ganhar para realizar as atividades necessárias, seja por um percentual em cima das suas consultas, ou por um pró-labore, uma espécie de salário para o administrador. Assim você consegue ter uma noção real e precisa de quanto precisará para ter as contas em dia, tanto do seu negocio quanto suas pessoais.

2. Falta de controle financeiro

Não ter controle sobre o gerenciamento financeiro é outro aspecto muito comum com quem é dono do próprio negócio. Parece muito semelhante ao item anterior porém esse aspecto está muito além de tirar ou colocar dinheiro no negócio.
Está muito relacionado com todo o gerenciamento, ou seja: diário de caixa, controle de pagamentos de tributos, controle de fluxo de caixa, cálculo de ganho unitário, demonstrativo de resultados, gestão de estoque, controle de capital de giro, entre outros. Todos esses itens são fundamentais para o gerenciamento e analise da situação atual e futura da empresa.

3. Indisciplina

Quantas vezes você já procrastinou alguma tarefa no seu dia-a-dia? Pois bem, isso não é um problema usual apenas para afazeres diários como também para a rotina dentro do negócio.
Muitas vezes adiar para amanhã o preenchimento de algum dos relatórios de gerenciamento financeiro citados no tópico anterior tornam-se uma lacuna gigantesca que é adiada até tornar-se uma bola de neve e não ser preenchida até a tarefa tomar proporções catastróficas.
Por isso tenha anotado em algum local as tarefas que tem que ser realizadas diária e semanalmente, pois o comprometimento e a disciplina que vão definir o sucesso do seu negócio.

4. Não investir no próprio negócio

Existe uma diferença enorme entre despesa e investimento. Despesa é tudo aquilo que a empresa compra e que não traz retorno, já o investimento pode ser considerado tudo aquilo que de certa forma trará um retorno dentro do negócio. Desde a captação de novos clientes, novos materiais, entre outros itens que gerarão algum resultado.
Portanto muitas vezes evitar “gastar” dinheiro com seu negócio vai deixa-lo estagnado, seja na quantidade de clientes, ou mesmo faturamento, sendo assim sempre deixe um valor separado para as melhorias do seu consultório.

5. Falta de planejamento

Não ter objetivos e metas e levar o negócio “ao sabor do vento” é de certa forma o maior dos erros que um empreendedor pode cometer. Não ter um direcionamento de quais os objetivos do negócio, de como atingir esse objetivo, quais os prazos para o mesmo, quem será o responsável, vai deixar seu negócio como um barco a deriva, dependendo de fatores externos para ser guiado.
Então tenha em mente aonde você quer chegar e escreva em algum lugar, pois externalizar o que se está pensando ajuda a organizar o pensamento e a desenvolver melhor as suas ideias.

E você, comete alguns desses erros? Existem inúmeras maneiras de solucionar esses problemas, o ideal é você encontrar a maneira que melhor se adapta com você e com seu negócio. E não deixe de acompanhar nossas matérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *